Esta Política de Privacidade descreve quem somos, para que finalidades usamos os seus dados, como os tratamos, com quem os partilhamos, durante quanto tempo os conservamos, assim como as formas de entrar em contacto connosco e de exercer os seus direitos.

Como entrar em contacto com a Qmetrics

A Qmetrics – Serviços de Consultadoria, Gestão e Avaliação da Qualidade e Satisfação, S.A., pessoa coletiva 505029138, tem sede e pode ser contactada no Edifício Novo Chiado, Travessa da Trindade 16, 2.º D, em Lisboa ou pelo telefone (+351) 213220420.

A Qmetrics é responsável pelo tratamento de dados pessoais que recolhe e trata, no respeito pelos requisitos expressos no Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.

Porque tratamos os seus dados pessoais

Os dados pessoais que tratamos são sempre recolhidos com uma finalidade específica e para um tratamento específico após o que são objeto de pseudominização[1].

Recolhemos e tratamos dados pessoais para:

  1. O cumprimento de obrigações legais que se nos apliquem, quer a clientes e fornecedores, quer aos nossos colaboradores;
  2. A execução de contratos ou para diligências pré contratuais no âmbito da nossa atividade;
  3. Para executar os serviços que prestamos, em que obtemos o consentimento do titular dos dados para tratar os seus dados pessoais para finalidades específicas, explícitas e legítimas, claramente informadas no momento do contacto;
  4. Podemos ainda tratar informação se tivermos um interesse legítimo para o fazer, desde que, e em cada caso, o nosso interesse esteja em conformidade com os direitos do titular dos dados, como acontece com a nossa comunicação com clientes e potenciais clientes, fornecedores e potenciais fornecedores e no recrutamento de novos colaboradores ou prestadores de serviços;

Licitude para o tratamento dos seus dados pessoais

A atividade comercial da Qmetrics consiste na realização de contactos para recolha de dados que visam a prestação de serviços de análise de informação. Estes contactos são sempre endereçados a pessoas, pelo que realizamos operações de tratamento de dados pessoais sempre que prestamos serviços.

Garantimos sempre a licitude das operações de tratamento que fazemos, que pode ser garantida por várias formas, conforme os casos:

  1. Como subcontratante de um cliente nosso, em que este, enquanto responsável pelo tratamento, nos transmite os seus dados pessoais para que o possamos contactar;
  2. Nos casos em que a Qmetrics é, ela própria, responsável pelo tratamento. Nestes casos geramos de forma aleatória números de telefone para os quais ligamos e obtemos o consentimento, que fica registado em base de dados e associado ao registo do titular, para a finalidade em causa.

O que fazemos com os seus dados no final do tratamento

Os dados pessoais que utilizamos servem exclusivamente para gerar estatísticas, pelo que, finalizada a operação de tratamento que suportou a finalidade para a qual os seus dados foram recolhidos, procedemos à anonimização dos registos ou mesmo a sua total destruição.

Período de retenção

Apenas conservamos dados pessoais durante o período necessário para a observância dos propósitos para os quais estes foram recolhidos que é, geralmente, reduzido.

Nos casos em que necessitamos de conservar os dados por um período maior, estes serão objeto de pseudominização.

Segurança

A segurança da informação e a proteção de dados pessoais é uma prioridade para a Qmetrics. Asseguramos os meios de proteção adequados para que os nossos procedimentos internos para a segurança dos dados pessoais estejam em conformidade com a regulamentação em vigor. No caso em que necessitamos de recorrer a entidades terceiras, garantimos que estas estão vinculadas com a Qmetrics sob contrato e que garantem uma proteção adequada dos dados pessoais a que tenham acesso. Limitamos o acesso a dados pessoais aos colaboradores diretamente envolvidos nas operações de tratamento definidas e estritamente no âmbito das suas funções. Tomamos as medidas necessárias para garantir o tratamento seguro dos dados pessoais e protegê-los contra perdas e violações de acesso por pessoas não autorizados. Todos os dados pessoais que tratamos são armazenados em sistemas de informação seguros, de acordo com uma política de segurança, auditados e submetidos a testes periódicos.

Confidencialidade

Respeitamos a confidencialidade dos dados pessoais que tratamos, garantindo que não a difundimos, distribuímos ou disponibilizamos a terceiros que não seja no cumprimento específico de um serviço de contratação para apoio aos serviços que prestamos.

Exercício dos direitos dos titulares

A qualquer momento, enquanto titular dos dados que nos forneceu, pode exercer os seus direitos de:

– Acesso:

Pode solicitar o acesso à informação que detemos sobre si;

– Retificação:

Pode solicitar a retificação da informação caso esteja inexata ou incompleta;

– Apagamento:

Pode solicitar o apagamento dos seus dados pessoais, sempre que verifique que os seus dados pessoais deixaram de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento, que não existem interesses legítimos prevalecentes ou por retirar o consentimento para o tratamento de dados e não existir outro fundamento para o referido tratamento;

– Retirada do consentimento

Tem o direito a retirar o seu consentimento em qualquer altura;

Direitos de limitação e oposição ao tratamento

– Direito à limitação ao tratamento:

Só é relevante solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais pelo período entre ter contestado a exatidão dos seus dados pessoais e a Qmetrics ter procedido à retificação, ou se detetasse que, por alguma razão, estivéssemos a proceder ao tratamento dos seus dados de forma ilícita e preferir a limitação da utilização destes em alternativa ao apagamento; Ora, no âmbito das operações de tratamento e para a finalidade que a Qmetrics procede ao tratamento, operações estatísticas, tal situação não se coloca sendo legítimo para a Qmetrics optar pelo apagamento dos dados recolhidos;

– Direito de oposição ao tratamento:

Só é relevante solicitar oposição ao tratamento, até se verificar que os motivos legítimos do responsável pelo tratamento prevalecem sobre os do titular dos dados, ou tratamento de dados for efetuado para efeitos de marketing direto ou definição de perfis; Ora, no âmbito das operações de tratamento e para a finalidade que a Qmetrics procede ao tratamento, operações estatísticas, tal situação não se coloca sendo legítimo para a Qmetrics optar pelo apagamento dos dados recolhidos;

– Direito à portabilidade

Os dados pessoais que recolhemos são como máximo o nome e um meio de contacto, maioritariamente o contacto telefónico, pelo que o direito à portabilidade dos dados pessoais não se manifesta necessário.

Tratamento dos pedidos de exercício de direito dos titulares sobre os seus dados

Os pedidos podem ser endereçados por qualquer forma de contacto com a Qmetrics, enquanto responsável pelo tratamento e serão tratados de forma a assegurarmos a eficácia dos seus direitos. Poderá ser-lhe pedido que faça prova da sua identidade de modo a assegurar que a partilha dos dados pessoais é apenas feita com o seu titular. Será informado das medidas tomadas em função do cumprimento do seu exercício de direito. Tem ainda o direito de apresentar uma reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados.

[1] Tratamento de dados pessoais de forma a que deixem de poder ser atribuídos a um titular de dados específico sem recorrer a informações suplementares, desde que essas informações suplementares sejam mantidas separadamente e sujeitas a medidas técnicas e organizativas para assegurar que os dados pessoais não possam ser atribuídos a uma pessoa singular identificada ou identificável.