As organizações reconhecem atualmente a importância duma experiência positiva quer dos seus clientes quer dos seus colaboradores que, em conjunto com os acionistas, constituem os seus principais stakeholders. Estas experiências positivas traduzem-se em elevados níveis de satisfação e de lealdade do cliente e no envolvimento do colaborador e são indispensáveis para todas as organizações sejam elas empresas ou entidades de serviço público.

As metodologias disponíveis até recentemente não permitiam medir adequadamente tais ativos intangíveis, avaliar o retorno do investimento na melhoria destes ativos, ou mesmo conhecer os impactos de decisões das organizações sobre estes ativos.

A Qmetrics, fundada em 2000, procura cobrir estas lacunas oferecendo uma solução para estas dificuldades, com base em metodologias que permitem uma medição e quantificação rigorosa destes ativos e dos seus efeitos nas dimensões de negócio. Deste modo, a missão da Qmetrics é contribuir para a competitividade das empresas, apoiando-as no fornecimento de produtos e/ou serviços que vão de encontro às preferências do cliente, permitindo-lhe uma experiência positiva e em consequência melhorando a sua satisfação o que conduz a uma maior lealdade. De facto, a satisfação e a lealdade do cliente são indicadores avançados da rentabilidade financeira da organização, pelo que uma contribuição fundamental da Qmetrics é a de permitir determinar os drivers do negócio com impacto na rentabilidade.

Como recursos, a Qmetrics faz uso de modernas metodologias, das melhores práticas internacionais e de uma equipa de reconhecidos especialistas, nacionais e estrangeiros, empenhados no rigor técnico e na excelência dos serviços prestados. A recolha de dados, feita a partir de vários canais, mas sempre com elevado rigor, constitui um requisito indispensável para poder prestar um serviço de excelência aos seus clientes, residindo aqui a razão que esteve na base da Qmetrics ter criado, em 2007, a Qdata – Recolha e Tratamento de Dados (www.qdata.pt).

A Qmetrics orgulha-se de poder contar entre os seus clientes, empresas líderes nas suas áreas de atividade e tudo fará para continuar a merecer a sua confiança, estabelecendo com todos os seus clientes uma verdadeira relação de parceria.

Pedro Simões Coelho